O carro elétrico topo de linha da BYD foi revelado. Graças ao Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT), surgiram as primeiras imagens e especificações da versão de produção do Denza Z9 GT, modelo que representa um passo significativo para a submarca Denza, que busca competir no segmento de carros elétricos de luxo.
O novo Denza Z9 GT é uma perua elétrica com porte de carro grande: mede 5180 mm de comprimento, 1990 mm de largura e 1500 mm de altura. Sua distância entre eixos de 3125 mm garante amplo espaço para os passageiros. Os detalhes sobre equipamentos e itens de conforto não foram revelados, mas um teto panorâmico estará no pacote.
O modelo de topo é equipado com um trem de força robusto composto por três motores elétricos, gerando uma potência combinada de 710 kW (952 cv). Esta configuração apresenta um motor de 230 kW na dianteira e dois motores de 240 kW na parte traseira.
Em contraponto com a alta potência, o Z9 GT pesa consideráveis 2.875 kg e a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 240 km/h. A BYD equipará o carro com sua tecnologia de bateria LFP Blade, embora a capacidade oficial ainda não tenha sido revelada.
O design do Z9 GT mescla elementos que sugerem desempenho e ao mesmo tempo luxo. Um aerofólio traseiro elétrico adiciona um toque esportivo, enquanto o uso de fibra de carbono reforça as aspirações de alto desempenho do carro. A inclusão da tecnologia Lidar indica que a Denza está priorizando recursos avançados de assistência ao motorista.
A BYD já anunciou sua intenção de levar o Z9 GT para o mercado global, onde não terá vida fácil e competirá com modelos como o Porsche Panamera e o Zeekr 001 da Geely. O lançamento está programado para o final de 2024, com chegada à Europa em 2025.
A Denza era uma joint venture 50/50 entre a BYD e a Mercedes-Benz, mas em dezembro de 2021 a marca alemã reduziu sua participação para 10%. Desde então, a Denza lançou três novos modelos: a minivan D9 e os crossovers N7 e N8. O Z9 GT será seu quarto veículo elétrico.
Como o modelo sequer foi lançado, é cedo pra falar em vinda ao Brasil, mas ao considerar a estratégia da BYD de levar seus principais modelos aos mercados globais, não podemos descartar sua vinda. A conferir.
Motos 2024 veja 10 lançamentos que chegam esse ano
As novidades já começam no primeiro trimestre
Data de publicação: 18/04/2024
Picape elétrica Rivian R1T no Brasil
Novo lançamento no mercado nacional
Data de publicação: 16/04/2024
3 pontos de destaque da nova picape híbrida da BYD
O novo lançamento da chinesa chega para aumentar a
Data de publicação: 18/04/2024
É proibida a reprodução de qualquer matérial publicado neste site entendendo-se por reprodução todas as formas possíveis de cópia e distribuição, salvo quando existir prévia autorização por escrito dos responsáveis.